Vendo! Tratar direto com o proprietário
Muitas pessoas procuram comprar um imóvel diretamente com o proprietário, afim de eliminar o custo da comissão do corretor de imóveis e assim pagar mais barato. Parece uma ideia atraente, mas fique atento, você pode estar colocando em risco todo seu investimento.
A economia da comissão, pode acabar sendo irrelevante perto dos prejuízos que você pode ter se não seguir à risca todos os cuidados necessários na compra do seu imóvel. A negociação de um imóvel envolve detalhes, e só um corretor de imóveis devidamente habilitado poderá garantir sua segurança.
Mas, se mesmo assim, você se decidiu a comprar um imóvel sem essa assessoria, procure o máximo de informações relevantes sobre todos os cuidados que deve tomar. Aqui você irá conhecer alguns deles.
Avaliação de valor de mercado do imóvel
Ao ofertar seu imóvel para venda, muitos proprietários determinam o valor de oferta, baseados em comparativos superficiais, e agregam valores sentimentais, o que pode levá-los ao erro de supervalorizar seu imóvel. Quando essa avaliação é feita por um corretor de imóveis, o risco de estar pagando valores acima do mercado é praticamente nulo.
Cada imóvel tem suas particularidades e qualidades que fazem com que apenas um corretor de imóveis habilitado possa analisar o preço. Não faz sentido avaliar um bem com base em anúncios de internet ou opinião dos familiares. Com uma imobiliária, o comprador não paga pelo imóvel mais do que ele vale e o proprietário não fica sem a venda por praticar um valor muito acima do mercado.
Golpes imobiliários
Por se tratar de um grande investimento todo cuidado é pouco, pois tem muita gente mal-intencionada querendo se aproveitar dos mais distraídos. Existem “golpistas profissionais”, que criam ofertas imperdíveis, normalmente oferecendo grandes vantagens para atrair suas vítimas.
Leia nosso artigo sobre os Golpes imobiliários mais aplicados, e ficar preparado para identificá-lo caso se depare com um deles.
Evitar dívidas antigas
Comprar um imóvel sem analisar todas as certidões e documentos necessários, pode te levar a correr diversos riscos, entre eles, contrair dívidas antigas do imóvel, como IPTU, concessionárias de água, gás ou energia, que podem ser omitidas na venda.
No caso da compra de apartamentos, você precisa checar se os pagamentos do condomínio estão em dia, pois dívidas desse tipo podem te levar a perder o imóvel.
Não dispense nenhuma certidão necessária para a compra, pois são estes documentos que lhe darão a real segurança na sua compra. Dificilmente uma pessoa leiga é capaz de solicitar e analisar a documentação de um imóvel de maneira correta. São vários tipos de documentos, e que podem causar confusão para quem não está preparado para interpretá-los.
Se você está no processo de compra, o primeiro passo é procurar uma Imobiliária em Piracicaba.
Análise da documentação do imóvel
Analisar a documentação de um imóvel é uma tarefa de grande responsabilidade. Qualquer deslize pode custar muito caro para o comprador. Uma pessoa sem estudo sobre o tema é praticamente incapaz de solicitar e analisar a documentação de uma casa de maneira adequada, principalmente para verificar sua autenticidade, e por isso fica mais vulnerável a golpes.
Certidão de débito do IPTU, Certidão de Registro de Imóveis e Certidão Negativa da Justiça Federal são alguns dos vários documentos que é necessário conhecer, o que pode ser facilmente resolvido com a contratação de uma imobiliária.
Também é preciso considerar que nem sempre a documentação traduz a realidade do imóvel quanto à possibilidade de venda. Em outras palavras, é preciso realizar uma série de análises para verificar se não há nenhum impedimento para venda do imóvel. Sem esse “estudo”, o risco de um negócio dar errado e causar prejuízos é muito alto.
Por exemplo: não é raro que uma negociação direta fracasse porque o imóvel está gravado no cartório com algum impedimento relacionado a dívidas do proprietário ou a situações cíveis, como questões matrimoniais ou de herança. Em situações extremas, golpistas podem usar vários artifícios para ofertar imóveis que de fato não poderiam vender.
Por isso, é indispensável a análise cuidadosa de toda a documentação do imóvel.
Contrato de compra e venda
É muito comum que o imóvel seja vendido sem a existência de escrituração direta, sendo necessário elaborar um contrato.
Como esse é o documento que dará segurança para comprador e vendedor, é essencial que ele seja feito por uma pessoa competente, que entenda das particularidades do mercado imobiliário e que tenha todos os conhecimentos jurídicos fundamentais.
As imobiliárias e seus corretores estudaram e trabalham justamente para garantir a segurança e tranquilidade no processo de compra e venda de imóveis. Por isso, não é recomendado comprar um imóvel direto com o proprietário para economizar dinheiro, correndo o risco de ter grande prejuízo e desgastes emocionais desnecessários.
Negociação de valores de compra
Negociar um imóvel é uma tarefa que exige uma boa percepção do mercado imobiliário e que requer a tranquilidade para apresentar propostas, ouvir negativas, analisar alternativas e, muitas vezes, insistir em uma intenção de compra sem que a ansiedade ou a emoção interfiram.
Portanto, é preciso manter o máximo de neutralidade possível diante do vendedor a fim de evitar que questões pessoais ou emocionais influenciem na negociação. Sem esses cuidados, uma decisão precipitada e movida por impulsos pode significar o pagamento de um valor mais alto ou até mesmo a perda de um excelente negócio.
Gastos “surpresa”
A taxa de corretagem representar uma economia imediata nos valores desembolsados para o fechamento do negócio, contudo, esse montante terá de ser gasto com advogados, que possam redigir o contrato de compra e venda e verificar se toda a documentação segue os padrões. Em alguns casos, será preciso atualizar, emitir ou correr atrás de documentos, o que pode gerar ainda mais gastos surpreendentes. Usando os serviços de uma imobiliária, as despesas com advogados são evitadas.
Quando uma imobiliária ou corretor estão envolvidos no processo, o comprador possui certa garantia na aquisição do bem. Além de imobiliárias checarem documentação e antecedentes do imóvel, passam a compartilhar responsabilidades legais com o proprietário atual na venda.
Para compradores, isso significa um processo bem mais simples e corriqueiro, caso seja constatada alguma irregularidade no imóvel.
“O problema não é mais meu”
Muitas vezes donos de imóveis com problemas simplesmente se recusam a assumir o prejuízo ou até mesmo desaparecem após a conclusão do negócio. Para você, que comprou o imóvel, não resta muito além de acionar os meios legais e esperar até que o dono anterior possa ser localizado e acionado.
Quando imobiliárias e corretores cuidam do negócio, você de fato possui um lugar e entidade para recorrer, caso enfrente problemas em relação a sua compra ou precise acionar, judicial ou extrajudicialmente, o proprietário.
Conclusão
Os profissionais do mercado imobiliário existem justamente para assessorar as transações de compra e venda de imóveis. Estes profissionais estudaram e investiram para adquirir os conhecimentos necessários para fazer com que tudo ocorra da melhor forma possível. Por isso, não é aconselhável deixar de utilizar este serviço sob o motivo “economia”. Em muitos casos, o proprietário e o comprador, estarão, na verdade, correndo riscos e tendo aborrecimentos que poderiam facilmente evitar.
Vale lembrar que ainda há toda a conveniência das empresas especializadas. É preciso ter em mente que os profissionais de uma imobiliária são conhecedores do mercado no qual atuam, o que os torna capacitados para estabelecer valores realistas para os imóveis e para apresentar ao comprador as alternativas que se encontram com aquilo que ele procura.
Ao mesmo tempo, eles são especialistas em negociar imóveis de uma maneira justa, o que conduz a transação para um ponto correto. Ainda, a corretora se encarrega de elaborar contratos e de dar andamento aos demais procedimentos necessários para que a transação ocorra, de maneira prática e com a maior agilidade possível.
Além disso, os imóveis que são ofertados pelas imobiliárias que trabalham com seriedade passam por uma análise consistente, que leva em consideração a documentação e os demais aspectos burocráticos.
Portanto, abrir mão da intermediação que é oferecida pela imobiliária e assumir a negociação diretamente com o proprietário do imóvel significa também assumir tarefas trabalhosas e riscos desnecessários.
Unio Imóveis. Consultoria Imobiliária em Piracicaba
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies