Golpe Imobiliário
Comprar um imóvel é uma das grandes realizações que qualquer pessoa pode almejar, mas por se tratar de um grande investimento todo cuidado é pouco, pois tem muita gente mal-intencionada querendo se aproveitar dos mais distraídos. Existem “golpistas profissionais”, que criam ofertas imperdíveis, normalmente oferecendo grandes vantagens para atrair suas vítimas.
Nesse artigo você vai conhecer os Golpes mais aplicados, e ficar preparado para identificá-lo caso se depare com um deles.
Golpe do anúncio do falso imóvel para venda de consórcios ou “Golpe do consórcio contemplado”
Conhecido como "primeirinha e segundinha" é muito praticado para ludibriar clientes na compra de um consórcio.
Você poderá se deparar com anúncios de casas muito atraentes, normalmente enfatizando um plano de pagamento com parcelas mais baixas que financiamentos comuns. Mas na verdade este imóvel não existe, e o anúncio foi criado por corretores de consórcios para atrair novos clientes. O golpe se agrava quando o prometem as suas vítimas a fácil contemplação, ou em alguns casos, carta já contemplada, fazendo suas vítimas acreditarem que poderão comprar seu imóvel em muito pouco tempo. Quando na verdade acabam efetuando a compra de um consórcio nos moldes normais, e acabam tendo sua renda comprometida pelo consórcio e sem condições de oferecer lances para contemplação.
Estrago feito, resta ao consumidor buscar os seus direitos e requerer a restituição da quantia paga e indenização por danos morais sofridos pela negociação mediante fraude.
Golpe do Falso proprietário
Golpistas identificam imóveis vazios, e obtém a cópia da matrícula do imóvel no Cartório de Registros com os dados do verdadeiro dono, depois falsificam os documentos pessoais, se passando pelos reais proprietários, vendem esses imóveis, e comparecem para assinar a nova escritura transferindo o imóvel para suas vítimas. Esse é um dos golpes mais praticados do momento.
Golpe da Documentação esquentada
Golpe praticado por proprietários que tem processos judiciais ou dívidas em seu nome, e quer vender seu imóvel. Esses proprietários fazem uma “falsa venda” do imóvel, transferindo a propriedade para alguém de sua confiança, que tenha o nome limpo e sem processos, ficando assim, supostamente, livre para vender seu imóvel e podendo apresentar as certidões negativas do atual proprietário. Porém, identificada a fraude, a venda pode ser desfeita por ordem judicial em favor dos credores do real proprietário, e o último comprador poderá se ver sem o imóvel e sem o dinheiro que pagou por ele. Portanto é fundamental seguir à risca a análise da documentação do imóvel, verificando inclusive, a data em que o atual proprietário o adquiriu, e se a data for inferior ao prazo de 2 anos, deverá também ser solicitada toda documentação e certidões dos antigos proprietários.
Venda do mesmo imóvel para várias pessoas
Esse é mais um golpe praticado por reais proprietários. O proprietário golpista aproveita a mesma documentação para vender um imóvel para várias pessoas ao mesmo tempo, e quando recebe o valor total dos compradores, desaparece completamente.
Para evitar esse tipo de golpe, solicite uma matrícula atualizada, emitida na data da escritura, e encaminhe a escritura de compra e venda para registro imediatamente após a sua assinatura.
Escritura e registro, são fases distintas da conclusão da compra, e muita gente acredita que tendo a escritura em mãos está com sua propriedade garantida, porém enquanto não a registrar, o comprador estará correndo risco.
Imóveis retomados pela Caixa: atenção às particularidades
A Caixa Econômica Federal oferece imóveis retomados, por falta de pagamento, por valores abaixo do valor de mercado, o que é realmente uma excelente oportunidade de compra na maioria dos casos. Nessa modalidade, tudo deve ser feito através de corretores credenciados no programa. O golpe normalmente é praticado por falsos corretores, que se apresentam como corretores credenciados do banco, ofertam imóveis que realmente estão disponíveis pelo banco, e pedem as suas vítimas um sinal de pagamento da compra para seguir com os trâmites no banco e depois somem com o valor.
Nessa modalidade de compra, todo processo deverá ser realizado pela própria Caixa, que é a proprietária dos imóveis. Ou seja, todos os pagamentos deverão ser feitos para a própria Caixa, nunca para o corretor. Quem remunera o corretor pela intermediação é o proprietário, no caso, a Caixa.
Cônjuge sem consentimento
Nenhum imóvel de posse de um casal pode ser vendido sem comum acordo. Neste tipo de golpe, um dos cônjuges vende o imóvel sem consentimento do outro. Apresenta-se uma procuração falsa e a venda é realizada. A venda pode ser anulada com a comprovação da falsidade, e o comprador pode acabar sem o imóvel e o valor pago.
Loteamentos inexistentes ou sem documentação formalizada
É a venda de lotes que ficam em áreas inabitáveis. Estelionatários vendem lotes inexistentes ou cuja localização não corresponde ao endereço de registro do imóvel. Pode parecer absurdo, mas esse golpe é mais comum do que você imagina.
Para evitar esse tipo de golpe, sempre verifique se o loteamento está devidamente registrado no cartório de registros, tem a indicação da sua estrutura, e se tem obras iniciadas. Caso a planta do lote não esteja registrada, não o compre.
Preços e condições imperdíveis.
Presente em praticamente todos os golpes imobiliários, os preços imperdíveis atraem muitas pessoas. Estelionatários se aproveitam de anúncios (a maioria na internet), divulgando preços abaixo do mercado para atrair suas vítimas.
Com medo de perderem uma condição de pagamento que beira o inacreditável, os interessados rapidamente entregam um valor de entrada, dando um sinal em uma propriedade que sequer existe.
As vítimas fecham negócio de forma rápida e imprudente, sem ter qualquer comprovação legal ou garantia em contrato da compra do empreendimento. Por isso, da próxima vez que vir um anúncio com preços imperdíveis que exijam adiantamentos, desconfie.
Sabe aquele ditado: parece bom demais para ser verdade? Então, na hora de negociar um imóvel e a proposta parecer irreal, provavelmente ela se trata de um dos golpes imobiliários. Esse imóvel pode fazer parte de alguma disputa judicial ou não possui documentação.
Os preços no mercado podem até variar um pouco de uma imobiliária para outra, mas se notar um desconto muito absurdo, facilidades demais e nenhuma exigência, desconfie! Certifique-se de pesquisar bastante antes de fechar um negócio para ter uma média de preços e facilidade de financiamento que você vai encontrar por aí.
A pesquisa é a melhor forma de manter-se informado e não cair em armadilhas, principalmente na internet. Nenhum profissional ou empresa de respeito pedirá que você deposite quantias antes mesmo de conversar melhor sobre o assunto ou ir conhecer a propriedade.
Como evitar cair em Golpes imobiliários
Se te pedirem algum adiantamento de valores, peça a documentação pessoal e busque um órgão público para atestar a veracidade dos documentos. É bom também fazer uma visita ao imóvel e conversar com vizinhos e funcionários do condomínio para saber se a pessoa que está negociando o imóvel com você é realmente quem diz ser.
Se o seu anunciante está te pressionando a tomar uma ação rápida relacionada ao imóvel pelo qual você ficou interessado, desconfie novamente. Procure mais informações online como o nome utilizado por ele, e-mail ou contato telefônico.
Imóveis são bens de consumo com alto investimento e que, na maioria das vezes, terão muitos anos de financiamento pela frente até sua quitação, portanto, não tenha medo de pesquisar, pergunte bastante e tire sempre todas as suas dúvidas com o corretor antes de conversar a fundo sobre dinheiro.
Existem, sim, muitas oportunidades boas no mercado, mas nunca é demais ter cuidado com aquelas ofertas “difíceis de se resistir”.
É importante ter em mente que, além do dono do imóvel, os únicos habilitados para fazer transações imobiliárias são corretores e imobiliárias devidamente cadastradas no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CRECI. Portanto, busque orientações desse órgão antes de adiantar qualquer valor.
Conte com a assessoria de um corretor de imóveis
Frustradas, as vítimas acabam constatando que a contratação de uma consultoria especializada teria evitado muito aborrecimento e que o seu custo seria simbólico se comparado com o prejuízo que poderia ter sido evitado.
Para não ser surpreendido com golpes imobiliários, a melhor alternativa é ser assessorado por um profissional experiente e especializado no assunto. Por isso, da próxima vez que você for comprar uma propriedade, busque a ajuda de um corretor de imóveis. Com certeza, você não irá se arrepender.
Denuncie
Se você for vítima, ou se deparar com possível golpe, denuncie imediatamente. Realizar denúncias em casos de fraude é muito importante pois evita que estes golpistas façam novas vítimas.
A maioria das vítimas reconhecem que acabaram fechando o negócio com informações insuficientes para entender, de fato, pontos importantes sobre compra da propriedade. Conte sempre com a assessoria de uma imobiliária de sua confiança. Unio Imóveis, sua imobiliária em Piracicaba
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies