A avaliação imobiliária tem por objetivo estimar o valor real de venda, para fins como: compra e venda, partilha de herança, separação de bens, calculo patrimonial, cálculo de seguro, indenizações ou desapropriações.
Todas as nossas avaliações são realizadas pelo nosso comitê de avaliadores, de acordo com as Normas Brasileiras de Regulamentação, e validadas por Perito em Avaliações Imobiliárias, garantindo a real valorização do patrimônio em transação.
As avaliações podem ser solicitadas de diferentes maneiras como:
- Avaliação Verbal – Utilizado para definir valor de oferta do imóvel, garantia de compra / troca por valor real de mercado
- Laudo de Valor de comercialização por escrito – Utilizado para conciliações judiciais ou extrajudiciais, Transações imobiliárias, garantia e cálculo para seguros, etc.
- Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) – Necessário para litígios judiciais ou extrajudiciais, levantamento patrimonial, cálculo de indenizações, etc.
A Avaliação Imobiliária, de uma forma geral, determina o quanto um imóvel vale para o mercado. Essa definição é conhecida por todos, mas ainda pouco entendida pela maioria. Realizar uma Avaliação de Imóveis vai um pouco além do que determinar quanto ele vale. É preciso estudar a área, o tipo de investimento e, principalmente, fatores para o futuro.
O Laudo de Avaliação de Imóveis é um documento técnico que atesta a avaliação feita. Esse arquivo consta todo o parecer do profissional habilitado para realizá-lo. O objetivo de um laudo pode ser: Financiamentos, Doação, Retomada, Partilha, entre outros.
• Entendendo o conceito de Avaliação de Imóveis
Como citamos, a Avaliação Imobiliária é o processo de análise que determina quanto vale uma propriedade para o mercado atual. Esse tipo de análise é feito em qualquer variável de imóvel, sendo ele uma casa, uma sala comercial, um prédio (residencial ou comercial), uma propriedade rural, entre outros exemplos.
O Laudo de Avaliação imobiliária é instrumento seguro, pautado em Norma ABNT, Diretrizes IBAPE (Instituto Brasileiro de Perícias), Sistema CONFEA-CREA, RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors).
Esse instrumento é primordial para toda e qualquer Operação e/ou Processo Judicial que envolva os bens imóveis, pois lhe dá segurança jurídica.
• Critérios para uma Avaliação Imobiliária
Entre as questões analisadas durante uma Avaliação de Imóveis, destacamos:
Localização: a localização é uma das principais questões que entram no Laudo de Avaliação de Imóvel. A cidade, o bairro e a rua onde ele está localizado determinam o valor de mercado de forma mais mercadológica.
Acabamento do Imóvel: dependendo do estado de conservação do imóvel e do seu acabamento, o valor mercadológico dele pode mudar para mais ou para menos. Esses detalhes nortearão quem compra e quem vende a propriedade, levando em conta fatores de padrão construtivo, que já são previstos pela Norma da ABNT e também pelo IBAPE.
Documentação: a regularidade de toda a documentação do imóvel é fator essencial para a Segurança do Bem Imóvel e que em sua maioria é a garantia de uma operação financeira. Débitos de Impostos, Gravames de Áreas de Preservação, servidões de acesso, áreas encravadas, entre outros é de suma importância para que se resguarde o bem, tendo a certeza da sua localização e fatores que possam onerá-los.
Atividades básicas: o motivo pelo qual o imóvel está em análise e será vendido diferencia no seu valor de mercado, como por exemplo em casos de retomadas onde o bem está em sua maioria ocupado, ou deteriorado ou possui dívidas.
Todos os critérios acima e alguns outros que também podem entrar nessa lista são baseados na norma (NBR) 14.653-2 da ABNT.
• Como é feita a análise e emitido o Laudo de Avaliação de Imóvel
Toda a elaboração do Laudo de Avaliação de Imóvel é prevista para NBR que citamos mais acima. A Norma determina os Critérios de Pesquisa, Fundamentações, Análise Científica, Estatística dentre outras.
Corretores credenciados como Peritos em avaliação imobiliária são aptos para o Estudo e Elaboração do Documento.
Além disso é essencial que o profissional tenha conhecimento em Análise Econômica, pois a Precificação do Imóvel e sua Liquidez dependem do entendimento do impacto desse setor na economia e vice-versa.
Com toda a documentação da propriedade em mãos, o profissional analisa o imóvel tendo como premissas, sua localização, estado de conservação, vocação, padrão construtivo, futuro da região entre outros fatores. Ainda assim, o ponto primordial é o ciclo econômico (veremos este assunto em outro post) e a liquidação forçada. Esses dois pontos praticamente determinam o preço do metro quadrado para a região da propriedade avaliada.
A empresa ou o profissional que emite o Laudo de Avaliação de Imóvel detém a responsabilidade do documento e sua veracidade. Por esse motivo, optar por uma empresa responsável e com presença de mercado é a melhor opção.
Você sente-se mais confortável com a Avaliação de Imóveis agora? Se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato e lhe ajudaremos!
Para saber qual o tipo de avaliação melhor atende sua necessidade, consulte nossa equipe.
É só clicar nesse link
https://www.unioimoveis.com.br/fale-conosco
Imobiliária em Piracicaba, conte com a Unio Imóveis
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies